sexta-feira, 27 de junho de 2014

Homeopatia


Homeopatia geralmente é confundida com fitoterapia, que é a utilização de plantas medicinais no tratamento de doenças, que se assemelha mais ao tratamento convencional do que ao modelo homeopático.



Desde a Grécia Antiga, a Medicina apresenta duas correntes terapêuticas, uma delas está baseada no princípio dos contrários, baseando a  Fitoterapia e a “Alopatia” (Enantiopatia), que buscam suprimir os sintomas das doenças com substâncias (sintéticas ou naturais) que atuem “contrariamente” aos mesmos (“anti-”).
(Ex: antiinflamatório para a inflamação, antiácido para a acidez, antidepressivo para a depressão, antitérmico para a febre, etc.).

Baseando-se no princípio dos semelhantes, em 1796, o médico alemão Samuel Hahnemann (fig.1) criou a Homeopatia (tratamento através de substâncias que causam sintomas “semelhantes” aos da doença a ser tratada), apoiando-se na observação experimental de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas numa pessoa doente.
Ao contrario do que se pensa, a Homeopatia é um sistema científico definido, com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação farmacológica dos medicamentos em indivíduos humanos (sadios), reproduzidos ao longo dos séculos.


Fig. 1 - Samuel Hahnemann
fonte: http://www.homeogados.com.br/historia-da-homeopatia/


A medicina homeopática busca causar em indivíduos sadios sintomas semelhantes ("homeo") aos que desejam combater nos indivíduos doentes, e através disso estimular o organismo a reagir contra sua enfermidade.


As ultradiluições das substâncias (medicamento dinamizado) são utilizadas com o intuito de diminuir o poder patogenético das mesmas, evitando uma possível agravação dos sintomas quando se administram doses fortes de uma substância que causa sintomas semelhantes aos do paciente, de forma análoga às doses infinitesimais da imunoterapia clássica.



Figura 2 – Ilustração da Técnica de dinamização (diluições seguidas de sucussão, ou outra forma de agitação ritmada).
Fonte: http://museudinamicointerdisciplinar.wordpress.com/2014/06/15/saiba-mais-sobre-a-homeopatia/



A homeopatia só obteve popularidade no final do século. No entanto, com a medicina moderna, a homeopatia passou a ser  vista como ultrapassada e a sua popularidade caiu. Essa tendência foi revertida recentemente.
Para a homeopatia, as doenças são geradas pelo desequilíbrio do organismo. Portanto, o clínico homeopata não investiga somente sintomas isolados, mas considera o paciente como um todo, corpo e mente. Assim, a homeopatia trata o doente e não a doença.
O medicina homeopática é derivada de plantas, animais ou minerais invariavelmente através da técnica  chamada dinamização (Fig. 2). Essa técnica potencializa as propriedades medicinais da substância original. 
Segundo a Agência Nacional de Saúde – ANVISA, medicamentos homeopáticos são medicamentos dinamizados preparados com base nos fundamentos da homeopatia, cujos métodos de preparação e controle estejam descritos na Farmacopeia Homeopática Brasileira, edição em vigor, outras farmacopeias homeopáticas, ou compêndios oficiais reconhecidos pela ANVISA, com comprovada ação terapêutica descrita nas matérias médicas homeopáticas ou nos compêndios homeopáticos oficiais reconhecidos pela ANVISA, estudos clínicos, ou revistas científicas.
A homeopatia é frequentemente indicada para problemas do trato gastrointestinal, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios, doenças alérgicas, entre outras. Além disso, pode buscar a cura para problemas emocionais como a depressão. Contudo, em alguns pacientes que sofrem de distúrbios graves como diabetes ou câncer não devem substituir a terapia convencional, porém existem estudos que demonstram benefícios com associação de medicamentos homeopáticos.
O Ministério da Saúde, em maio de 2006, publicou a portaria nº 971 que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. Entre todas as terapias complementares, a homeopatia é a mais popular.








Saiba mais aqui:
http://museudinamicointerdisciplinar.wordpress.com/2014/06/15/saiba-mais-sobre-a-homeopatia/
www.homeozulian.med.br -  Dr. Marcus Zulian Teixeira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário