quinta-feira, 19 de junho de 2014

Corredores Ecológicos e Ecodutos




Os corredores Ecológicos tem como objetivo principal promover a conexão entre diferentes áreas naturais, de acordo com o Sistema Nacional  de  Unidade de conservação (SNUC) como porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, possibilitando o fluxo de genes entre elas e o movimento dos seres vivos ali presente, facilitando portanto a dispersão  de espécies  e  a recolonização  de áreas degradadas, assim como a manutenção  de populações que demandam para sua própria sobrevivência áreas com extensão maior do que aquelas das unidades individuais.

Os Corredores Ecológicos visam suavizar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas causadas pela ação do homem, promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes, aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamentos de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações. A partir destas informações são estabelecidas as regras de utilização destas áreas, com vistas a possibilitar a manutenção do fluxo de espécies entre fragmentos naturais e, com isso, a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. São, portanto, uma estratégia para amenizar os impactos das atividades humanas sob o meio ambiente e uma busca ao ordenamento da ocupação humana para a manutenção das funções ecológicas no mesmo território.

Mas e quando as áreas de preservação ambiental cruzam com rodovias  ou ferrovias?
A ideia para resolver esse problema surge na década de 50 com as tradicionais passarelas  para pedestres, que garante que os pedestres circulem  em auto-estradas em segurança. Ainda na década de 50  foram criadas as pontes verdes, passarelas ambientais para que animais possam transitar com liberdade e principalmente com segurança

Conhecidas por especialistas como ecodutos, as pontes são montadas com vegetação e terra, de forma a imitar o ambiente da região e permitir a vida de insetos, pássaros e diversos outros animais. Esse tipo de construção está presente em países como a Alemanha, a Suíça, os Estados Unidos e o Canadá, sendo a mais famosa delas chamada de Natuurbrug Zanderij Cariloo, localizada na Holanda, e que conta com mais de 800 metros de extensão, passando por cima de uma auto-estrada, uma via férrea, um rio e um complexo esportivo.

Confira a baixo.


Natuurbrug Zanderij Cariloo, Holanda - Foto © Rombout de Wils

Banff National Park, Canadá - Foto Jim Good

Banff National Park, Canadá - Foto Joel Sartore

Highway A1, Holanda - Foto © Siebe Swart

Highway A20, Alemanha - Foto © Autobahn Online

Highway A50, Holanda - Foto © Wikimedia

Holanda - Foto © Henri Cormont

Montana, Estados Unidos - Foto © Pedigree Artist

Passagem para caranguejos na Austrália - Foto © Christmas Island National Park


Fonte:

Ministério do Meio Ambiente (http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/acoes-e-iniciativas/gestao-territorial-para-a-conservacao/corredores-ecologicos)
hypeness – Inovação e criatividade para todos (http://www.hypeness.com.br/2014/06/ecodutos-permitem-que-animais-vivam-livremente-e-com-seguranca-proximos-a-estradas/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário