quinta-feira, 26 de junho de 2014

Compostagem Orgânica



A compostagem,   sua importância, mecanismos onde comprar e projetos interessantes para redução do lixo orgânico  que podem fazer a diferença!

Simplificação do processo de compostagem
A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada, estrume e o lixo orgânico , em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. O processo demanda tempo,  e  transformações bioquímicas complexas, realizadas pelos microrganismos presentes no solo.
Portanto uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado ou acondicionado em um compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.

O composto é o resultado da degradação biológica da matéria orgânica,  e só ocorre em presença de oxigênio do ar, sob condições controladas pelo homem. Os produtos do processo de decomposição são: gás carbônico, calor, água e a matéria orgânica “compostada”.

A matéria orgânica “compostada” possui diferentes nutrientes minerais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, que são assimilados em maior quantidade pelas raízes das plantas.
Quanto maior a diversidade de materiais  usados para o preparo do composto, maior é a variedade de nutrientes resultantes. 
Diferindo dos adubos sintéticos altamente solúveis, os nutrientes do composto, são liberados lentamente, realizando a tão desejada “adubação de disponibilidade controlada”. ou seja, o composto  permite  que as plantas extraiam o nutrientes  de que precisam de acordo com suas necessidades diárias.

O composto também melhora a  “saúde” do solo.  A matéria orgânica compostada se liga às partículas (areia, limo e argila), formando pequenos grânulos que ajudam na retenção e drenagem da água e melhoram a aeração. Além disso, a presença de matéria orgânica no solo aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis, o que reduz a incidência de doenças de plantas.



Na cidade de São Paulo
O prefeito Fernando Haddad lançou na segunda-feira (16/6) um projeto inédito de compostagem doméstica, que irá distribuir 2.000 composteiras para reutilização de resíduos orgânicos. O processo transforma restos de alimentos em adubo e reduz a quantidade de resíduos enviados aos aterros da cidade

"A nossa meta é diminuir em 20 anos 80% do resíduo que vai para aterro hoje e que ocupa espaço precioso na cidade, que deveria estar sendo usado para parques ou CEUs”, afirmou Haddad. Em 5 de junho.

Quando depositados nos aterros sanitários, os resíduos orgânicos resultam em problemas ambientais, como por exemplo a formação de chorume tóxico, que pode infiltrar-se no solo e contaminar a água subterrânea. Diariamente, são enviados para o aterro sanitário 18 mil toneladas de resíduos, sendo 10 mil toneladas de resíduos domésticos. Dos resíduos domésticos, 5.000 toneladas diárias são resíduos orgânicos.  “Estamos falando em cerca de 50% dos resíduos que vão para os aterros e poderão ser desviados de lá se a população se engajar. A compostagem em domicílio, além de ser uma ação cidadã, é também uma ação de consciência ambiental”, disse Silvano Silvério, presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana).
Leia mais aqui (http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3351#ad-image-0)

Entre os Benefícios destaca-se:
 - Estímulo ao desenvolvimento das raízes das plantas, que se tornam mais capazes de absorver água e nutrientes do solo.

- Aumento da capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão.

- Mantém estáveis a temperatura e os níveis de acidez do solo (pH).

- Dificulta ou impede a germinação de sementes de plantas invasoras (daninhas).

- Ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos às culturas agrícolas.

Mas como fazer sua compostagem em casa e ficar com a consciência tranquila?
Primeiro  é necessário adquirir um kit de compostagem, o que pode ser feito nesse site (http://www.ecoisas.com.br/utilidades/composteiras) ou em outro site do ramo.

Depois de adquirir um kit é só seguir  os passos descritos na imagem abaixo

Passo à passo sobre como fazer sua própria compostagem em casa.

DICAS:
- Não use casca da batata porque dá mau cheiro;
- Não use castas de frutas cítricas como laranja, limão e etc;
- Não coloque sementes, pois na terra que usar essa compostagem poderá nascer mudas das sementes jogadas.




MAIS LEITURAS E REFERENCIAS:

http://planetaorganico.com.br/site/index.php/compostagem/
http://www.ecoisas.com.br/utilidades/composteiras-1.html?gclid=CjkKEQjwia-dBRC07eeatYGe-78BEiQArZhbgDeOuIFSjfPOzrF5HmuPiPaxHDRyJyfRjE5F5Y3CP9vw_wcB

http://carlabrum.blogspot.com.br/2012/06/dica-da-semana-voce-conhece-compostagem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário