sábado, 21 de junho de 2014

Aves de Rapina - Patrulheiras do ar

Aves de Rapina



O assunto de hoje é sobre essas lindas aves que fazem um importante papel ecológico em seus Habitats. As aves de rapina são conhecidas por serem eficazes caçadoras e também por várias particularidades.


Elas são chamadas de aves de rapina (rapina = raptar, aves que rapinam) devido a alta atividade dessas aves em suas caças. Em geral possuem bicos pontiagudos utilizados para rasgar a carne e garras muito fortes que seguram a presa além de possuírem audição e visão muito aguçadas. Os exemplos mais conhecidos são as águias, corujas, gaviões, falcões e urubus. No mundo são registradas mais de 550 espécies de aves de rapina, sendo 340 de espécies diurnas (gaviões, águias, falcões) e são encontrados em todos continentes do mundo. Nos mais variados habitats do mundo. Desde florestas tropicais até as regiões frias da Taiga do hemisfério norte. Podem apresentar indivíduos de 50 g até de 9 kg. Como são predadores de topo, são altamente sensíveis a metais pesados e por isso são ótimos bioindicadores. Se em um habitat existem indivíduos saudáveis e férteis, significa que o local propicia presas o suficiente para sua sobrevivência. No Brasil existem as seguintes ordens: Accipritiformes (Águias), Falconiformes (Gaviões e Falcões), Strigiformes (Corujas), Catharthiformes (Urubus). 


Abaixo vão algumas características de algumas espécies.

 O Falcão peregrino (Falco peregrinus) atinge até 300 Km/H nas suas caçadas, nos paredões do litoral canadense e esse mesmo animal pode ser observado no Brasil a partir do mês de Outubro até os meses de março e Abril. Essa viagem dura cerca de 30 - 40 dias. Eles migram fugindo das baixas temperaturas do hemisfério norte durante o inverno. Outro exemplo da particularidade dessas aves são os gaviões caramujeiros. Estas aves se especializaram tanto durante a evolução de sua espécie, que atualmente sua dieta alimentar é preenchida quase exclusivamente por caramujos do gênero Pomacea. Quando há falta de caramujos eles se alimentam de caranguejos-de-água-doce encontrados no Pantanal. 

 
Falcão-peregrino.




Gavião Caramujeiro - Foto de Orlando José Machado


Gavião Caramujeiro - Foto de Dario Sanches



Outra Ave interessante é o Gavião-Carijó (Rupornis magnirostris), são muito encontrados na área urbana e são muito territorialistas. Sua alimentação é a base de vários artrópodes, pequenos répteis, pequenos mamíferos, aves e alguns morcegos quando são encontrados repousando durante o dia. Ocorre desde o norte do México até o norte da Argentina. 













Gavião-Carijó se alimentando (só restou as pernas). Foto de Cláudio Dias


















Gavião-Carijó tentando diminuir o frio - Foto de Ronai Rocha


A Coruja-buraqueira (Athene cunicularia) é uma das corujas mais comuns do Brasil. Ela é caracterizada por fazer seus ninhos em buracos cavados por ela (daí o nome kk), como essas aves não possuem papo, é comum encontrar próximos de seus buracos pelotas com regurgitação de alimentos que ela não consegue digerir, como ossos de pequenos vertebrados e élitros de coleópteros. Sua alimentação é baseada em roedores, morcegos, répteis, insetos e aves. São muito territorialistas, e quando se sentem ameaçadas emitem um som alto e estridente que alerta os membros da sua espécie que estão próximo do local. Ocorre desde o Canadá até a Terra do Fogo. Possuí alta capacidade de colonizar locais alterados pela ação humana, são diurnas e noturnas, mas permanecem mais ativas durante o crepúsculo.
















Duas Buraqueiras - Foto de Celi Aurora


















Buraqueira em Mandaguaçu- PR - Foto de Douglas Souza.


Mais informações sobre Aves de Rapina neste ótimo site: http://www.avesderapinabrasil.com/index.htm

E este breve vídeo falando das Aves de Rapina localizadas na Reserva Ecológica das Perobas Em Tuneiras do Oeste no Paraná. https://www.youtube.com/watch?v=TFcO67Ahxmk




E olhem também essa corujinha haha http://9gag.tv/p/aKAWOx/this-super-chill-owl-doesn-t-give-a-fuck-no-matter-how-you-move



Referências:
http://www.avesderapinabrasil.com/materias/falcao_peregrino_brasil.htm
http://www.avesderapinabrasil.com/rostrhamus_sociabilis.htm
http://www.avesderapinabrasil.com/athene_cunicularia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário