sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Profissão Biólogo - Cientista

Nos últimos meses estive imerso num mundo novo e desafiador para qualquer biólogo.


Em março de 2015 comecei a fazer mestrado em Ecologia de ambientes aquáticos, e entrei num laboratório cuja ênfase de pesquisas são espécies invasoras.

Como eu não havia feito uma boa Iniciação científica tive que começar tudo durante o mestrado. E galera, isso faz muita diferença, se você aproveita a graduação e vai sendo inserido na Ciência, através de bons orientadores e ótimos colegas de laboratório, quando você chega na pós-graduação (mestrado ou doutorado) já está muito ambientado com o clima dessa profissão. E palavras como hipótese, predição e objetivo do trabalho, não trarão tantas dúvidas para vocês.


Estou no final dessa caminhada (até março eu devo defender minha dissertação), e minha percepção é a de que eu não nasci para ser cientista. Isso mesmo. Não nasci. Minha pira é trabalhar com consultoria ambiental, resolver problemas para as pessoas e empresas e principalmente tentar ajudar o meio ambiente dessa forma. Mas Douglas, o que houve para você não querer seguir nessa área?

São duas coisas: paixão e paciência. Infelizmente eu não tenho a paixão necessária para desvendar padrões da natureza. Era só curiosidade. Como eu disse minha paixão é ajudar o meio ambiente trabalhando com as pessoas, mudando a concepção delas de como devemos lidar com o meio ambiente. A Ciência precisa de amor, dedicação, muita criatividade para ser desempenhada de forma ética e eficaz para toda a sociedade. A paciência que eu havia comentado, é sobre o quão demorado é para alcançar alguns resultados. É uma das profissões mais desgastantes a respeito disso. Em algumas áreas o cientista pesquisa em toda sua vida profissional para chegar em alguma informação que a comunidade científica vá aceitar. Eu gosto dos resultados mais rápidos.

Para ajudar vários graduandos do Brasil abaixo elenquei algumas competências e características que o Cientista deve ter.

- Determinação:

É meio que apertar a mesma tecla, por que em todas as profissões você precisa disso, mas nessa profissão, os obstáculos que você terá na carreira até a chegar um nível alto de publicações (por exemplo revistas A1) são muito grandes. Nesse caminho o cientista pode desanimar, não querer evoluir mais a sua escrita e a elaboração de suas hipóteses. Por isso a determinação é de grande importância.

- Foco:

Foco é você se manter no trilho do seu objetivo sem deixar que coisas externas alterem seu percurso. Estou salientando isso, pois no Brasil a carreira de "Pesquisador" é muito escassa. Pois o que fomenta a ciência aqui, são as universidades. Essas instituições necessitam de professores. Então para você fazer ciência, deve passar num concurso para ser professor dessas universidades. Infelizmente, você não apenas ganhará a oportunidade de fazer ciência, mas terá que dar aulas (preparar elas, corrigir provas) e terá que ocupar alguns cargos administrativos dentro da universidade (essa é a parte que mais toma tempo), por isso muito foco, pois do contrário os artigos não sairão.









- Curiosidade:

Um ótimo cientista deve ter muita curiosidade. Pois só a partir dela ele tentará testar novas hipóteses e aumentará a informação sobre o assunto estudado. Infelizmente alguns profissionais com o tempo, vão perdendo isso ou simplesmente acham que a área não tem mais pra onde crescer. Não caiam nessa armadilha.

- Humildade:

O meu orientador é um cientista renomado da área de Biologia da Invasão (nacional e internacionalmente), ele fez uma coisa que me deixou espantado. Recentemente entraram duas ICs (alunas de iniciação científica no laboratório) e ele propôs as ideias para os trabalhos delas. Até aí muitos orientadores chegam. Ele foi humilde o bastante para parar o que estava fazendo e sentou com as duas ICs e com nossa ajuda (mestrandos) no laboratório, discutimos tudo que poderia dar certo e errado no trabalho, metodologias, hipóteses e tudo mais (por mais de duas horas). Eu achei a atitude dele muito humilde. E simplesmente ele fez isso, por que ama o que faz. Apesar de eu não seguir na profissão dele, aprendi muitos valores de profissionalismo com ele.

- Inglês:

Sim cara. Só o verbo "to be" não irá te ajudar nessa. A ciência é feita no mundo todo. E para unificar a linguagem entre os cientistas de vários países a língua base é o Inglês. Se você quer ser um ótimo cientista deverá fazer um bom curso de Inglês. Acreditem ou não, isso abrirá portas.


No tempo que eu fiquei no laboratório meu orientador e meus colegas de lab, me indicaram a leitura desses dois livros para te inserirem na Ciência:

- Cartas a um Jovem Cientista - Edward Wilson;
- O Canto do Dodô - David Quammen

Recomendo muito a leitura deles.

Como eu disse essa profissão é desafiadora e gratificante, no entanto é necessário amor e determinação para produzir Ciência de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário