sábado, 12 de julho de 2014

Caducarvore! Árvores sem folhas

Meses de inverno no Brasil, podemos notar várias árvores que ficam caducas (sem folhas). Alguns leigos acham que a árvore está morrendo. Mas na realidade ela está se preparando para passar por um período de tempo bem rígido. 

Estamos num período de frio e seca na região Centro-Sul do Brasil. Nessa região Biomas como Mata-atlântica e Cerrado são agraciados com espécies de árvores que perdem as folhas. A caducifolia é a capacidade que a planta possui de se desfazer dos seus principais órgãos que realizam fotossíntese (folhas)  para que a perda de água pela evaporação seja nula, dessa forma ela preserva água nos períodos secos onde a disponibilidade da mesma está baixa. Essa habilidade é vista em diversas espécies de Angiospermas. 
Na América do Norte, no Outono, algumas espécies, como Faias, Abetos e Carvalhos perdem suas folhas. O sinal do início da perca, é a coloração alaranjada que as copas obtêm. Formando um grande espetáculo para quem vê.

Mas no Brasil temos espécies assim?

Bem, não temos espécies que produzem aquele aspecto. Mas um conjunto dessas espécies, se apresentam em dois tipos de Ecossistemas. Eles são chamados de FES (Floresta Estacional Semidecidual) e FED (Floresta Estacional Decidual). 

Mas o que significa essas siglas? 

Estacional, significa que a floresta está localizada em uma região que possui duas estações bem definidas durante o ano. Uma seca e fria e outra quente e úmida (a velha história que você ouvia de que o Outono as folhas caem e os frutos ficam maduros, de que no Inverno deve fazer frio e chover muito, de que na Primavera as flores desabrocham e que o Verão é seco e quente, é uma verdade verdadeira só nos EUA). 

Semidecidual, significa que há perca de 20% a 50% das folhas da formação florestal durante a estação seca.
Decidual, significa que mais que 50% das folhas da formação florestal são perdidas durante o período de estiagem.

Claro que dentro dessas espécies, algumas perdem, parcialmente suas folhas (as vezes não dá para perceber, mas elas estão trocando as folhas, como a Sibipiruna).

Algumas espécies caducas são o Ipê-amarelo, rosa, roxo e o branco, Cedro, Tipuanas, Sibipirunas e Angico.




 Foto de um Cedro caduco (coitado, sem folhas).



Foto de um Ipê sem folhas.




Fontes: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cobf/V5_Floresta_Estacional_Semidecidual.pdf
http://www.projetoentreserras.com.br/2012/08/mata-atlantica-ecossistema-2-floresta.html

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário