Foram registrados, aqui em Maringá , casos de uma doença nova, ou melhor, nova por aqui, porque em outros países como os da Ásia e da África, já são realidade. É uma doença causada por um vírus do gênero Alphavirus, e é transmitida aos seres humanos, através da picada de um mosquito do gênero Aedes, principalmente Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue.A febre chicungunha, inicialmente, apresenta os mesmos sintomas da dengue, como febre acima de 39º que inicia repentinamente, dores nas articulações dos pés, mãos e dedos, dores musculares, dores de cabeça e manchas pelo corpo. O que difere a dengue da febre chicungunha , é o tempo que duram esses sintomas, no caso da primeira doença, o tempo de prostração é de até duas semanas, já a outra, os sintomas podem durar de 6 meses até um ano.
Os casos registros em Maringá, é de um casal que esteve no Haiti. A Secretária de Saúde do Estado Paraná, teme que doença de espalhe pelo país, devido as condições ambientais que são propensas ao desenvolvimento da doença. E temos mais um bom motivo, para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foram confirmados 17 casos da doença e todos os afetados, foram infectados fora do país.
Lembrando, que nossa cidade registrou esse ano uma epidemia recorde de dengue dos últimos anos, segundo o jornal Gazeta do Povo, foram registrados 869 caso da doença, em abril desse ano e 3.453 notificações. E eu , a autora desse texto, engrossei as estatísticas de casos confirmados da dengue. É a pior sensação do mundo, agora imaginem ter dores por todo o seu corpo, indisposição, febre alta por 6 meses....Não dá, né? Então, vamos lá, conscientizar e combater ao mosquito da dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário