quarta-feira, 2 de julho de 2014

Harpias: as maiores aves de rapina



Uma das maiores águias conhecidas, a harpia é nativa das florestas tropicais das Américas. Além de ser uma das mas majestosas aves conhecidas, ela é também fundamental em seu habitat.

As harpias (Harpia harpyja) pertencem a Ordem dos Falconiformes e a Família dos Accipitridae e são excelentes predadoras, na verdade estão no topo de suas cadeias alimentares. No período pré-colombiano essas criaturas habitavam desde a Península de Yucatán, no México, até a mata Atlântica no Paraná, porém, com o desenvolvimento das cidades a extensão destes animais vem diminuindo, pois eles precisam de largas áreas de florestas para sua sobrevivência; diferentemente de outros animais nativos que podem conter um número relativamente alto de indivíduos em reservas de porte médio, as harpias, quando presentes, sempre estão em pequeno número - uma harpia a cada 30km².



As harpias ainda precisam de árvores altas para a confecção de seus ninhos. Seus ninhos são grandes, chegam a medir mais de um metro de diâmetro e são construídos de 27-43m do chão. Elas são monogâmicas e formam casais para toda a vida. os filhotes ficam com os pais até de 5-7 meses, mas podem continuar por perto até que se tornem caçadores in
dependentes (até 10 meses). Em um  período de 5-6 anos chegam a maturidade e voltam para a área onde nasceram, para procriar. Os casais tem ninhadas de apenas um filhote, e só fazem a postura de ovos a cada 2-3 anos.


As fêmeas podem ser até duas vezes mais pesadas que os machos (impressionantes 8kg para as fêmeas), e chegam a 2m de envergadura. Voam a até 80km/h, e são predadoras especialistas dos ambientes fechados das florestas tropicais/equatoriais. São diurnas e se alimentam de animais de porte médio, como macacos-prego, bugios e preguiças e até de alguns animais um pouco maiores, como alguns cervos jovens. Suas garras, assim como o bico, são negras, e podem chegar a medir 12,5cm de comprimento. Suas penas são negras, cinzas e brancas. Suas principais características são o topete na cabeça e as penas do pescoço que são mais eriçadas, o que lhe confere um visual diferenciado da maioria das outras aves de rapina.


É o pássaro símbolo do estado do Paraná e também do Panamá. Podem viver até 35 anos e ajudam no controle da população de macacos, que por sua vez predam os ovos de outras aves, portanto ajuda na manutenção do equilíbrio e da diversidade de espécies das florestas tropicais. Como tem preferência por animais de médio porte dificilmente geram problemas a pecuaristas e donos de granjas e embora sejam territorialistas só costumam atacar humanos para defender os seus filhotes.  



Se alguém tiver interesse em ouvir o pio da harpia: https://www.youtube.com/watch?v=WqQ2BtToGdI

Referências:
http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/information/Harpia_harpyja.html
http://www.blueplanetbiomes.org/harpy_eagle.htm
http://www.saudeanimal.com.br/extinto7.htm

Um comentário: