domingo, 10 de agosto de 2014

Atenção ! Ebola...









Recentemente, foram diagnosticados na África , casos de Ebola, e dá para tirar o sono do mundo. Mediante uma situação tão alarmante, em que nós assustados, assistimos pessoas que contraíram a doença, sendo transportadas dentro de uma cápsula protetora e roupas especiais. Sinceramente, deu medo ! Então é necessário, que nós biólogos saibamos o que é e o que se pode fazer para prevenir que a nossa população não tenha uma epidemia de Ebola.

Histórico da doença

 Os primeiros casos de Ebola, foram descobertos em 1976 pelo pesquisador belga Guido van Der Groen, que chefiava o Laboratório de Microbiologia do Instituto de Medicina Tropical de Atuérpia. E desde a descoberta, várias mutações do vírus causaram de 50 a 90 % de mortes. No ano de 1979, houve a segunda epidemia onde morreram 80 % dos infectados e então, no ano de 1995 ocorreu a terceira epidemia vitimando cem pessoas.

Mas, o que é o Ebola ?

O Ebola é uma doença ocasionado pelo ebolavírus, do grupo fílovírus. Inicialmente, os principais sintomas são febre, fraqueza extrema, dor muscular e de garganta, de acordo com a OMS ( Organização Mundial de Saúde). Conforme o avanço da doença o infectado apresenta diarreia , vômito e alguns casos hemorragia externa e interna.

As formas de infecção são variáveis, vão desde contato com animais como chipanzés, morcegos e antílopes até o contato direto com o sangue infectado, fluidos corporais, órgão do doente e ambientes contaminados. Até mesmo o funeral de vítimas do Ebola, é mecanismo de infecção. Por ter essa grande facilidade de contaminação, essa doença se espalha de uma forma aterradora, o tempo de incubação vai de dois dias à três semanas e o diagnóstico é difícil.

Profilaxia
As principais medidas profilaxias, são evitar o contato com os fluidos e órgãos de pessoas infectadas, não tocar em objetos em ambientes públicos como toalhas de mão. Quem estiver cuidando de pacientes infectados deve usar luvas, máscaras e roupas protetoras e lavar bem as mãos regularmente.

O mundo e o Brasil contra o Ebola

Dê acordo com o site G1, a OMS , declarou nessa sexta-feira, dia 8 de agosto , uma epidemia de Ebola  no oeste da África, deixando a saúde pública internacional em alerta, exigindo que exames para diagnosticar o vírus sejam feitos em aeroportos, portos e postos de fronteira. Desde o início do ano foram constatadas 961 mortes e 1700 supostos novos casos, sendo considerada a pior epidemia das últimas quatro décadas.
 Mas a  pergunta é: O Brasil está pronto para combater o Ebola ? ...o Ministério da Saúde declarou que o nosso país está pronto para combater o Ebola, o governo doará 1 milhão de reais para combater a doença e também fez envio de 15 toneladas de medicamentos aos países que foram afetados. O Ministro Arthur Chioro declarou que a vigilância sanitária está treinada para identificar possíveis casos de Ebola nos aeroportos e portos do Brasil e deixou claro que o país buscará em qualquer parte do exterior brasileiros que forem contaminados.

Tratamento
É triste escrever que, não há tratamento para o Ebola, o corpo da pessoa tenta combater como em qualquer outra doença , o que cabe aos profissionais da saúde, é tentar ajudar com medicação, como soros que estão sendo desenvolvidos para ajudar a combater essa epidemia.  É necessário deixar o paciente hidratado e alimentado, e impedir que ocorra outras doenças , como a malária e infecções. O que pode agravar ainda mais a situação do infectado.

É isso ai galera do Bioblog, espero que tenha conseguido esclarecer esse grande problema de saúde internacional para possamos estar alerta para combater essa terrível doença! Um Abraço para todos....


Nenhum comentário:

Postar um comentário