segunda-feira, 16 de março de 2015

A planta aquática carnívora

Boa Noite Pessoal



Hoje o assunto é uma planta carnívora que vive em lagos e rios. O nome dela é Utricularia vulgaris. Ela geralmente habita locais com baixa disponibilidade de nutrientes e portanto, necessita suprir sua demanda com a predação. Ela é uma macrófita (planta aquática) submersa (suas raízes e folhas ficam abaixo da superfície da água) e ficam livres na coluna d'agua e geralmente se prendem em outras macrófitas submersas.

 

Mas como elas se alimentam? O que elas utilizam para se alimentar na água?

Pois bem, o seu nome vem do latim (utriculus= pequena garrafa) e portanto, ela tem entre suas folhas pequenas válvulas que servem como armadilha para diversos pequenos invertebrados que habitam o mesmo ambiente que essas plantas.


Utrículos são as "bolsinhas" em verde


Mas como funciona essas "armadilhas"?

Basicamente, elas utilizam diferença de pressão na entrada dessas armadilhas. Ela funciona da mesma forma que um cnidócito (célula protetora dos cnidários), mas ao invés da armadilha expelir algo para fora dela. Ela puxa para dentro fechando a entrada, impossibilitando a saída do animal preso, Após isso a planta pode começar a digestão de sua presa.

Quais os animais que ela se alimentam?

Eles são animais que compreendem o grupo dos zooplânctons. Eles recebem esse nome por que flutuam na coluna d'água e são muito pequenos, alguns microscópicos e se alimentam do fitoplâncton (algas). Os principais representantes desse grupo são os copépodas, cladóceros, entre outros.

Abaixo vai um vídeo mostrando a predação dessas plantas:


3 comentários:

  1. Obrigada por sua postagem. Ainda não conhecia esta espécie de planta. A natureza é realmente surpreendente!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua postagem. Ainda não conhecia esta espécie de planta. A natureza é realmente surpreendente!

    ResponderExcluir