Alguns ambientes terrestres são muito hostis para diversos animais. Mas a Evolução ajudou alguns animais a se adaptarem a viver em locais quase inóspitos. Um desses ambientes são os desertos quentes. Eles ocorrem em regiões subtropicais. Os principais desertos são o Atacama (América do Sul), Saara e Kalahari (África) entre outros.
Para sobreviver nesses locais os animais necessitam de adaptações para suportar a pressão da falta de água e altas temperaturas.
- Possuírem rins altamente especializados:
Os rins de animais do deserto, são altamente especializados em produzir uma urina muito concentrada. A urina é tão concentrada que a quantidade de água presente nela, fica menor do que 50% do total da urina. Os rins desses animais possuem componentes que conseguem concentrar ainda mais a urina, sendo mais eficiente nisso do que outros animais que vivem em locais de clima mais agradável.
- Água vem do alimento:
Como esses locais não possuem água por grandes períodos no ano. Os animais necessitam retirar a água do alimento. Alguns ratos-cangurus se alimentam somente de sementes secas, mas que possuem uma quantidade pequena de água. Essa quantidade é ótima para o rato-canguru manter seu metabolismo em dia. Algumas vespas procuram aranhas, onde elas as matam e depositam seus ovos no corpo da aranha, onde esses ovos eclodiram e se alimentaram da aranha.
- Extremidades mais afinadas:
Os animais desérticos não podem possuir nariz, orelhas, rabos e patas, fofos e redondos. Em desertos quanto menor a superfície de contato com o ar, menos água o animal perderá por transpiração. Dessa forma uma característica peculiar desses animais são as extremidades afinadas. Essa característica fica mais evidente se olharmos duas espécies de raposa, uma sendo dos desertos quentes e outra de ambientes gelados.
- Tempo de forrageamento:
Como durante o dia, o sol castiga muito. A maioria dos animais desérticos possuem um forrageamento somente a noite. Alguns animais diurnos, forrageiam durante o dia até períodos onde sua temperatura corpórea não se eleve tanto.
Quais animais vivem em desertos? Há uma grande gama de animais adaptados a esse ambiente, já foram encontrados 70 espécies de mamíferos, 90 espécies de pássaros (residentes) e 100 espécies de répteis.
Podemos encontrar diversos animais como: Cangurus, camelos, dromedários, raposas, lagartos (muitos tipos), alguns pássaros, diversos artrópodes, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário