terça-feira, 25 de novembro de 2014

Chuva, Água, Cadê?

Já pensou que o belo clima onde você vive é influenciado pela Amazônia?


Infelizmente a população do sudeste e sul do Brasil dá pouca importância para a Amazônia e os serviços ecossistêmicos que ela nos dá. Ou até mesmo, há pouca importância dada para o pouco de mata nativa que sobrou nessas regiões. Nos últimos dois meses tivemos grandes exemplos do que acontece quando não se cuida bem do que fornece o belo clima do Sul e Sudeste brasileiro.

Você sabe o que são as funções ecossistêmicas? E os serviços ecossistêmicos?

Funções ecossistêmicas são interações existentes entre os elementos naturais de um ecossistema, abrangendo a transferência de energia, ciclagem de nutrientes, regulação de gases, regulação climática e ciclo hidrológico. Essas funções são consideradas subpartes do ecossistema e cuja ação conjunta fornece uma integridade do ecossistema todo. Numa visão antropocêntrica, essas funções ecossistêmicas podem nos fornecer serviços ecossistêmicos (aí que vem o que precisamos). Esses serviços são os benefícios diretos e indiretos, recebidos pelo homem a partir da atividade de algum ecossistema. Podemos citar vários do qual ninguém conseguiria viver sem. A provisão de alimentos, a regulação climática, a formação do solo, entre outros. Um importante serviço ecossistêmico é a precipitação. No entanto nos últimos meses ela acabou sendo afetada por ações de origem humana.

Vivemos no único lugar do mundo, que é Subtropical e não é um deserto. Por que será?  É por que temos a Amazônia?

Tudo é pela Amazônia. As chuvas que as regiões Sul e Sudeste recebem são devido ao Rio Voador. É um rio (metafórico) que ninguém vê, mas seus efeitos são sentidos por todos. Esse rio é uma grande coluna de vapor de água que pode alcançar 3 Km de altura e possuir centenas de quilômetros de largura e milhares de extensão.

Mas como ele formado?

Uma massa de ar proveniente do Oceano Atlântico, chega úmida até a Amazônia e lá condensa, (faz chover) em seguida ela segue em direção aos Andes, se choca com as grandes montanhas e se direciona para o Sul da América do Sul. Nessa mudança de direção a massa de ar está seca e recebe uma umidade tão grande, que a quantidade de água é comparada com o volume de água presente no Rio Amazonas. De onde vem essa água? Das Plantas da Amazônia. Quando a planta faz fotossíntese ela perde muita água por evaporação e essa água se acumula na atmosfera. Agora imagina a quantidade de árvores que a Amazônia tem. Agora note que cada árvore pode liberar muita água a partir da evaporação. Com essa massa de ar carregada de umidade se forma o Rio Voador. Ele então se movimenta em direção para os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul brasileiro, Bolívia e Paraguai.


O desmatamento na Amazônia influencia a formação desse Rio?

Claro. Sem as Plantas não haverá possibilidade da água ser evaporada e formar o Rio. Com o desmatamento muito mais se perde. Diversas espécies animais são adaptadas a viverem em locais bem preservados. Com o desmatamento essas espécies se extinguiram e aí vem um grande problema. Biodiversidade alta (muitas espécies) produzem serviços ecossistêmicos também. Então quando a falta de água apertar de novo, vamos nos lembrar de cobrar nossos representantes de colocarem pressão contra tudo que promove o desmatamento direta ou indiretamente.



















Muito Obrigado pela leitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário