sábado, 2 de agosto de 2014

Goles de esperança rumo a sustentabilidade


As viagens interplanetárias sempre esbarram em inúmeras dificuldades, no dia 29/jul/2014 foi divulgado mais uma inovação sensacional uma folha fotossintetizante ARTIFICIAL!

No planeta terra os vegetais se encarregam da produção de oxigênio a partir da luz e da água,  portanto em longas viagens fora do planeta e produção de oxigênio sempre foi um problema. Imagine o que aconteceria se simplesmente  fosse possível levar para essas viagens folhas capazes de produzir oxigênio sem necessitar de todo o solo, sol, água e gravidade que as plantas tanto necessitam...

O pós-graduando  Julian Melchiorri   do Royal College of art criou a folha biologicamente funcional artificial, que assim como no processo de fotossintetize absorve o dióxido de carbono (CO2), água e luz e libera oxigênio.

Mas do que a folha é feita???

Fig. 2 - A folha artificial construída por Julian Melchiorri
http://www.cnet.com/news/this-man-made-breathing-leaf-is-an-oxygen-factory-for-space-travel/


A folha é composta de cloroplastos - a parte de uma célula vegetal, onde acontece a fotossíntese - em suspensão no corpo feito de proteína de seda que de acordo com Julian tem a propriedade de estabilizar o cloroplasto(fig. 1 )


Fig. 1 - Cloroplastos visíveis com o uso de um microscópio
http://www.teliga.net/2010/06/plastos-e-cloroplastos.html


A folha poderá ter outros usos alem do espacial podendo ser usado em ambientes internos para melhorar a qualidade do ar entre outras possibilidades.


VEJA O VÍDEO AQUI!!!http://vimeo.com/101734446
QUER MAIS???

A ciência continua crescendo pelos caminhos mais obscuros possíveis, para algumas pessoas a esperança de um mundo melhor move barreiras, impulsiona a criatividade e modifica o seu ambiente.

Agora estamos falando dessas  meninas de pasmem vocês 14 anos de idade (fig.3) que apresentaram em uma feira  de inovações em  Lagos, Nigéria um Gerador de energia movido a urina, isso mesmo Xixi, mijo.... 
O equipamento desenvolvido pelas colegiais  é um tipo de célula eletrolítica que converte ureia, um dos principais componentes da urina (sem contar a água) em Nitrogênio, água  e Hidrogênio.
Basicamente a Urina passa por um processo químico que resulta na produção de Hidrogênio, e esse Hidrogênio é que é usado para gerar energia.
O Hidrogênio é um gás gás é inflamávelincolorinodoronão-metálico e insolúvel em água.
    Fig. 3 -T Duro-Aina Adebola (14), Akindele Abiola (14), Faleke Oluwatoyin (14) e Bello Eniola (15).
http://www.nbcnews.com/tech/innovation/african-girls-pee-powered-generator-raises-questions-f1C6956099

Ainda de acordo com o Site NBC news um litro de urina seria capaz de produzir 6 horas de energia, o sistema funciona assim.
  • Urina é colocada em uma célula eletrolítica, que separa o hidrogênio.
  • O hidrogênio passa por um filtro de purificação de água que é responsável por transferir o hidrogênio para um cilindro de gás.
  • O cilindro de gás impulsiona  o Hidrogênio para um cilindro contendo um mineral liquefeito, que é utilizado para remover a umidade  do gás Hidrogênio.
  • O gás purificado de Hidrogênio é levado ao gerador.

fonte: http://makerfaireafrica.com/2012/11/06/a-urine-powered-generator/

O processo foi criado por Gerardine Botte, um engenheiro químico da Universidade de Ohio

Veja mais no site  maker faire africa.


Ah, mas só o Brasil não inova desse jeito?? certo???
ERRADO...

A primeira Usina de ondas da América Latina é do BRASIL!!! Isso mesmo, instalada no estado do Ceará com o Apoio da Coppe a com financiamento  da  Tractebel energia; A usina de ondas brasileira é fabricada com 100% de tecnologia nacional, é construído em modulo e cada modula contem um flutuador, um braço mecânico e uma bomba conectada a um circuito fechado de água doce.

Com o movimento das ondas os flutuadores movem o braço mecânico. este movimento alternado aciona a bomba hidráulica que injeta água doce armazenada em um sistema de alta pressão, liberando um jato equivalente a uma coluna d`água de 400 metros de altura, similar ao das grandes hidrelétricas.  O jato de água gira a turbina, acionando o gerador e por fim produzindo energia elétrica.

Vale lembrar que a conformação em módulos (fig. 4) permite uma fácil ampliação da capacidade da Usina.
  
 Fig.4 - Dois módulos da usina de ondas instalada no Ceará
fonte:https://www.youtube.com/watch?v=EEmM6Qxnd_w


VEJA O VÍDEO AQUI:Usina de onda em Pecem, Ceará.

LEIA MAIS & REFERENCIAS:
http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2014-07-30/primeira-folha-artificial-capaz-de-converter-agua-e-luz-em-o2-e-criada.html
http://www.cnet.com/news/this-man-made-breathing-leaf-is-an-oxygen-factory-for-space-travel/
http://www.teliga.net/2010/06/plastos-e-cloroplastos.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica9.php
http://www.nbcnews.com/tech/innovation/african-girls-pee-powered-generator-raises-questions-f1C6956099
http://makerfaireafrica.com/2012/11/06/a-urine-powered-generator/
https://www.youtube.com/watch?v=EEmM6Qxnd_w

Nenhum comentário:

Postar um comentário