quinta-feira, 3 de julho de 2014

Vou ser Biólogo. Você está pronto?

Muitas vezes fazemos coisas, sem saber o motivo. Já se
perguntou por que você faz Biologia? Sem a resposta dessa pergunta estamos caminhando para uma vida profissional sem a base necessária que precisamos para chegar em algum lugar


O Curso de Ciências Biológicas sem dúvida é muito amplo e também muito difícil. Já vi muita gente começando a fazer o curso sem saber se realmente que ama o curso (é necessário amar para fazer esse curso). Em geral, essas pessoas fazem por hobby, ou por que viram algum programa sobre animais na TV. Existe também os casos de pessoas que se aprofundam tanto no curso que acabam descobrindo que não é a sua praia (admiro muito essas pessoas, é necessário muito conhecimento sobre si mesmo para chegar a essa conclusão). No entanto, quando eu era calouro, senti falta de ter alguém que pudesse me orientar sobre as áreas da Biologia que eu poderia seguir quando me formasse.

Neste post vou tentar dar algumas dicas para iniciantes no curso (e até, para quem já passou da metade do curso), sobre as áreas que o biólogo pode trabalhar. No meu ver são três áreas: Docência, Pesquisa e Consultoria Ambiental. Cada área é magnífica e muito desafiadora. As três me surpreenderam e há muita coisa para aprender de cada uma.

Docência: Apesar da maioria não gostar ou achar que é um trabalho desgastante e que não é bem remunerado, essa é uma das áreas mais desafiadoras. Você precisa ser criativo o suficiente para conseguir prender atenção dos alunos (disputando com facebook, whatsapp e outras coisas), precisa ter uma oratória boa para ser entendido e fazer com que os alunos aceitem o que você está falando. E não sendo o bastante, tem que mandar muito bem na Biologia, pra não dar más aulas. Minha experiência com a docência, foi muito engraçada. Eu entrei no estágio, rezando para acabar logo às aulas e no final estava rezando para ter mais aulas, por causa da gratificação que é, lecionar! Preparar aulas, pesquisar assuntos que você estudou no primeiro ano e não se lembrava mais, tentar levar aulas engraçadas e inteligentes para os alunos, foram e são grandes desafios de todo professor. A recompensa é você olhar no rosto de um aluno e ver que ele entendeu sua matéria e que adorou ela.
Atualmente quem quer seguir essa área, esbarra com várias dificuldades (principalmente se for dar aula em escola pública), como baixos salários, alunos pouco interessados e falta de estímulo a se aperfeiçoar. No entanto, dá para ganhar bem, com até 5 anos de profissão. Muitos se tornam professores de cursinho e fazem seus stand-ups (que eu acho muito legal e necessita de muito preparo e criatividade do professor), ou vão dar aula no Ensino médio e formar diversos jovens para serem bons cidadãos.

Pesquisa: Essa é a mais escolhida pelos recém-formados biólogos. Por muitas vezes, o estudante entra nessa área nos primeiros anos, passa toda a graduação e encaixa um Mestrado stricto sensu logo em seguida. Essa área necessita de muita disciplina, força de vontade e persistência. Já vi amigos, fazerem pesquisas tão complexas, que precisavam ir na laboratório até de domingo. Tem que amar o que faz. Nessa área você utiliza o puro método científico, para provar alguma hipótese sobre algo que ocorre com algum ser vivo ou a interação dele com o meio que vive. É a área que mais biólogos procuram, no entanto a oferta de trabalho é baixa para a quantia de mão-de-obra. Apesar disso, acredito muito nessa área, por que é a partir dela que novos conhecimentos da nossa Biologia são formados.
Quem seguir essa área, pode trabalhar em instituições de ensino superior privadas ou públicas, (Universidades, Faculdades, Institutos Federais) ou entidades não-governamentais (ONGs, Núcleos de Pesquisas, Fundações de Conservação do Meio Ambiente). Em todos esses locais, o trabalho do biólogo é fazer ciência. Publicar novos estudos, pesquisar muito a área que gosta. Orientar novos graduandos de biologia e até dar aula para esses graduandos. Pretendo passar um tempo por essa área.

Consultoria Ambiental: Essa é a área mais nova, e por ser nova ainda causa incertezas para os biólogos (um tiro no escuro para os recém-formados). Apesar disso, é a área que eu vou querer seguir. Nos últimos dois anos tive uma experiência muito boa com essa área e me apaixonei por ela. Muitos biólogos não gostam dela, por que você acaba ficando materialista de mais (visa o lucro sem olhar a natureza), mas dá pra entrar num equilíbrio. Com a onda da Sustentabilidade, biólogos hoje podem trabalhar em empresas, como gestores ambientais e aplicar o nosso "lado biólogo" nas atividades dessas empresas. No entanto, dentro da graduação o acadêmico tem pouco contato com essa área.
O acadêmico que gostar dessa área, terá uma início de carreira bem difícil (mas o que não é difícil na Biologia?), como a maioria dos Cursos de graduação em Ciências Biológicas não possuem matérias relacionadas a área ambiental, o biólogo recém-formado deverá iniciar uma pós-graduação em Gestão Ambiental e fazer um Mestrado stricto sensu, para ficar especialista em alguma área (eu por exemplo, vou querer trabalhar com recuperação de áreas degradadas) e aí sim, ingressar em alguma empresa de consultoria ambiental ou abrir a sua própria. Logicamente, a área ambiental está em alta nos grandes centros (capitais), sendo que no interior do Brasil, ainda caminha lentamente. O mercado de trabalho é bastante saturado, por que há poucos clientes que contratam consultorias.

Sugiro que escolha bem a área que você queira seguir. Para isso aproveite o máximo sua graduação. Ela é o seu laboratório, você poderá errar nela sem muitas preocupações, pois o mercado de trabalho não perdoa erros.

Para isso abaixo vão algumas dicas minhas, de coisas que eu percebi nesses últimos cinco anos de graduação que estou fazendo

- Seja diferente da maioria: Por ano, vários biólogos se formam, imagina se você for igual a maioria. Você não terá  atrativos, coisas que te chamem atenção, essas coisas vão te garantir um emprego.
- Faça mais que duas atividades na faculdade: Se você não trabalha essa dica é ainda mais fácil! Certamente suas obrigações são passar nas matérias da faculdade e cumprir os prazos de um (PIC) Projeto de Iniciação Cientifica. Essa é a condição de vários estudantes de Biologia. Faça mais alguma coisa, participe do Centro Acadêmico, Empresa Júnior, Atlética, Comissão de formatura, Monitorias se na sua faculdade não existem essas coisas. Crie elas! Não fique parado a graduação passa muito rápido. As experiências que você vai acumular com essa terceira atividade, vão te completar como profissional!
- Converse com várias pessoas do seu curso: Sabendo as histórias, sonhos e objetivos, fica mais fácil de criar vínculos para depois da graduação. Acredite você vai precisar desses pessoas!
- Aproveite o seu curso ao máximo: Logicamente, que com essas dicas ainda dá para festar, aproveitar as coisas legais que a faculdade trás. (Biólogo também é filho de Deus).
- Estude muito todas ás áreas: Quanto mais conhecimento você adquire na graduação melhor será sua capacidade de resolver problemas sobre a Biologia. Estude por livros, evite slides.

Obrigado por lerem esse post :)




2 comentários:

  1. Muito legal seu blog, esse post em si, me trouxe uma maior certeza de que fiz a escolha certa ao optar por biologia.
    Continue seu trabalho, ele ajuda muita gente. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Bianca! Desejo muito sucesso na sua vida profissional!

    ResponderExcluir